Kickboxing: Nas asas dos Anjos

Projeto social de iniciação esportiva promove evento sócio cultural, na tentativa de reunir recursos para participar de competição nacional.

 Campeonato Intermunicipal - Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Mário Luiz e Karen Beraldini

Um Projeto Social de nome Anjos de Combate, tem se destacado em Macaé, envolvendo a modalidade esportiva de Kickboxing.

As atividades acontecem a partir das 17 horas, as segundas, quartas e sextas feira, na quadra da escola de samba lmpério da Barra, mais conhecida como “SAMBÃO DA BARRA”, e que fica localizado a Rua Calixto Fernandes das Neves, 573 - Barra de Macaé.

No espaço cedido pelo presidente da denominada escola de samba, Sr Vagner “macaco”, o projeto Anjos de combate, oferece a crianças, moças e rapazes de 10 aos 17 anos de idade, a oportunidade de praticar o kickboxing e, através do esporte, estimular a socialização, o desenvolvimento pessoal, incentivo aos estudos e, formação de cidadão e possivelmente atletas campeões. A intenção e alcançar diversas comunidades de Macaé e região.

Atualmente o projeto conta com 25 alunos ativos, e 06 atletas em nível de competição, que viajam para representar a cidade.

 

Taça José Antônio Machado. - Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

O começo

O projeto teve início em 2016, quando o Professor e Sensei Jean Carlos que é autor do projeto, em serviço pela Guarda Municipal de Macaé, no prédio da prefeitura, soube que o secretário de esportes da época, nosso saudoso Thales Coutinho, estaria fazendo uma reunião no auditório com os servidores desta secretaria. Então, quando finalizou a reunião, ele apresentou seu currículo esportivo e suas credenciais como professor e propus o projeto.

“Na época, ele me disse que em três meses faria contato. Fiquei meio sem esperança, mas, nos exatos três meses o meu celular tocou. Era da Secretaria de esportes solicitando que eu comparecesse para uma reunião. Num misto de alegria e ainda um pouco sem acreditar fui pra reunião onde ficou definido que o projeto teria início no bairro Fronteira, mais precisamente no Polo de Cultura Fronteira, onde desenvolvi o trabalho durante aproximadamente seis anos.” - Revelou Jean.

 

Sensei Jean Carlos.  - Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

Nesse período, o projeto não chegou a participar de nenhuma competição, pois não havia nenhum investimento financeiro. Durante esse período houve trocas de secretários e também de secretarias, onde durante um tempo, por conta disso, o projeto ficou sobre a responsabilidade da Secretaria de Cultura.

“Depois de seis anos, sempre buscando fazer algo pelo crescimento do projeto, decidi parar, porque nunca consegui nenhum tipo de investimento e sabia que meus atletas tinham muito potencial.” - Lamentou.

Porém, o desejo de manter o sonho vivo, o professor Jean, tomou uma decisão importante, e que mudaria tudo.

“Com a virada do ano 2022 para 2023, exatamente a meia noite sentado no Durval Restaurante com a minha esposa, tomei uma decisão importante. Quero tocar o projeto e dar oportunidade para meus atletas, mesmo que eu tenha que bancar do meu bolso, consultei a minha esposa, Cláudia, pra saber se teria seu apoio. Fui bem claro e disse que, por muitas vezes eu teria que deixar de fazer algo em casa para investir no projeto. Então ela, ciente que esse projeto era mais que um sonho, mas, uma missão pra mim, disse que apoiaria.  Por fim, com a chegada de 2023, na praia dos Cavaleiros onde faço parte de um grupo de vôlei, o atual secretário de esportes Marvel Mailet, que também faz parte desse mesmo grupo, me perguntou pelo projeto. Eu disse que tinha parado, mas que desejava reinicia-lo. Então veio o convite que nos levou até o “Sambão da Barra”, onde seguimos até hoje.” - Disse.

 

31 de dezembro de 2022. Data em que Jean junto com esposa tomou a decisão de retomar o projeto. - Foto reprodução/Arquivo pessoal

 

Ainda sem nenhum investimento financeiro, sempre em busca de patrocínio, e com a ajuda de amigos, o professor Jean entrou de corpo e alma nas competições.

Com o tempo, e começou a colher os resultados positivos. A atuação nos principais eventos esportivos do estado e do Brasil, qualificam o Projeto para já no próximo ano, pleitear o bolsa atleta.

“Sem dúvidas, será de grande ajuda para nossos atletas se manterem no esporte.” – Acrescentou.

Enquanto isso, Secretaria de esporte de Macaé procura ajudar na medida do possível, colaborando com o uniforme e fornecendo transporte até o Rio para as competições.

“E estamos só começando. Tenho certeza que temos muita história para escrever no esporte e principalmente no projeto social, resgatando as crianças e jovens através do kickboxing e somando com a sociedade entregando bons frutos.” – Finalizou Jean Carlos.

 

Anjos de Combate no campeonato Brasileiro

 

 

Na luta por recursos para competir

Com objetivo de somar recursos, e visando participar das próximas competições regionais e nacionais, como por exemplo; a Copa do Brasil que acontece de 7 a 10 de setembro, na cidade de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. O projeto esta organizando uma deliciosa Feijoada, comandada pela consagrada Cheff de cozinha Bell Mellsert, profissional com passagem pelos mais conceituados restaurantes da cidade, e professora de culinária no Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

O evento esta previsto para ocorrer no dia 27 de agosto, na quadra da Império da Barra (Sambão) acompanhado de muito samba, ao som do grupo Regional do Biguá.

 

 

 

Comentários