Em domingo de “alerta de pênaltis”, Série B define os seus semifinalistas

Três dos quatro que avançaram foram definidos após disputa de pênaltis. Lagomar atropela o Lokomotiva e é o único a vencer no tempo normal

Lagomar não deu chances ao Lokomotiva e goleou por 7 a 1 (Fotos Tiago Ferreira)

 

Tiago Ferreira / Esporte Press Brasil

 

Tempo nublado a maior parte do dia, com períodos de chuva intensa a moderada, bola perdida no ninho da coruja-buraqueira, expulsões, reclamações contra a arbitragem, disputa de pênaltis e o último jogo encerrado já praticamente sem luz natural. Esses foram os ingredientes dos jogos das quartas-de-finais da Série B do Macaense Amador, realizado neste domingo (14), no Estádio Expedicionário.

Os vencedores do dia foram o Águas City, o Team Portugal, o Lagomar e o Sinditob. A semifinal será formada com os duelos entre Águas City x Lagomar e Team Portugal x Sinditob. As partidas serão realizadas no próximo domingo (21), mas os horários serão definidos na reunião de terça-feira (16), na sede da Liga Macaense de Desportos (LMD). No entanto, a tendência é a de que os confrontos sejam realizados às 10h30 e às 13h.

 

Planalto reage contra o Águas,

porém é superado nos pênaltis

 

Se a primeira fase da Série B do Macaense foi marcada pelo fato de nenhum dos 12 jogos terem terminado empatados, nas quartas-de-finais o panorama foi outro: três dos quatro confrontos terminaram em igualdade. E já no primeiro duelo deste domingo, Águas City e Planalto ficaram no 1 a 1, mas o Águas ficou com a vaga ao vencer por 7 a 6 nas penalidades.

No tempo normal, o Águas abriu o placar aos 6 minutos com Wesley, de cabeça. Mesmo atrás no placar, o Planalto foi ao ataque, mas parou na boa atuação do goleiro Angola. O Águas City até teve boa chance para definir o jogo com Francisco, aos 22 minutos da etapa final, só que Valdecir fez grande defesa. Melhor para o Planalto, que chegou ao empate com Marcola, aos 29 minutos, e deu números finais ao jogo.

Jogadores e comissão técnica do Águas City festejam a classificação para as semifinais da Série B

 

Nos pênaltis, Giovani, Angola, Carlos, Douglas Lira, Jober, Francisco e Jacaré marcaram para o Águas City. Somente Coutinho desperdiçou a sua cobrança, defendida por Valdecir. Pelo lado do Planalto, Jefinho, Tuim, Baby, Leleco, Marcelo Sono e Valdecir converteram. No entanto, Sávio e Marcola mandaram para fora e definiram a vitória do Águas City por 7 a 6.

 

Em jogo polêmico, Team Portugal

derrota o Fronteira e se classifica

 

Apesar do placar sem gols no tempo regulamentar, o segundo confronto do dia foi marcado por expulsões e reclamações contra a arbitragem. Team Portugal e Fronteira fizeram um jogo muito disputado, mas com poucas chances claras de gols. Aos 46 minutos do primeiro tempo, o Team Portugal chegou a ficar com um a menos, após Gabriel Bragança ter recebido o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho.

Com um a mais, o Fronteira chegou a balançar as redes aos 25 minutos da etapa final. Thierry arriscou de fora da área, o goleiro Marcos Bessa defendeu parcialmente e Pedrinho completou de cabeça para o fundo do gol. A arbitragem, porém, anulou marcando impedimento.

Só que a polêmica maior ficou para o fim. Aos 43min, o Team Portugal colocou uma bola no travessão com Heitor e, na sequência da jogada, o árbitro Fábio Rogério marcou uma penalidade em cima de Thiaguinho. Mas, após muita reclamação dos jogadores e da comissão técnica do Fronteira, a penalidade foi cancelada após o árbitro consultar o assistente Caio Campos. Desta vez, foram os atletas do Team Portugal que não aceitaram a mudança na decisão do árbitro e o jogo ficou paralisado por cerca de 14 minutos, com advertências e expulsões para os dois lados.

Goleiro Marcos Bessa, do Team Portugal, brilhou na disputa por pênaltis e defendeu duas cobranças

 

Com o 0 a 0 no placar, a vaga foi decidida nas penalidades. Melhor para o Team Portugal, que viu o seu goleiro Marcos Bessa brilhar ao defender duas penalidades. O Team Portugal venceu por 4 a 3 com gols de Thiaguinho, Heitor, Guedes e Cirilo. Luan, que abriu a série, teve a sua cobrança ser defendida por Gabriel. Pelo lado do Fronteira, somente Lucas, Júlio e João Pedro marcaram. Douglas e Loan tiveram seus pênaltis defendidos por Marcos Bessa, eleito o melhor em campo.

 

Comandado pelo artilheiro Pimenta,

Lagomar bate o Lokomotiva por 7 a 1

 

Se o único confronto das quartas-de-finais não precisou ser definido nos pênaltis, por outro lado o Lagomar não economizou nos gols para confirmar a sua vaga na semifinal da Série B. Liderada pelo artilheiro Pimenta, a equipe derrotou o Lokomotiva por 7 a 1 sem nenhuma dificuldade. O Lagomar tem o melhor ataque da competição, com 18 gols em três partidas, o que dá a incrível média de seis gols por jogo.

O Lagomar praticamente definiu a sua classificação nos primeiros 45 minutos, ao fazer 3 a 0 com gols de Pimenta, Maurício e Pelezinho. No segundo tempo, o Lokomotiva ficou com um a menos após a expulsão de Leandro no primeiro minuto. Melhor para o Lagomar, que chegou ao quarto gol com Orelha, aos 13. Aos 21 minutos, o Lokomotiva teve Carestiato expulso e ficou com nove em campo. Melhor para o Lagomar, que fez 5 a 0 com Orelha em bela cobrança de falta.

Pimenta (à esq.) marcou duas vezes e segue isolado na artilharia da Série B, agora com 7 gols

 

Mesmo com dois a menos, o Lokomotiva descontou com Felipe Di Maria aos 26, também em cobrança de falta. Mas, a reação parou por aí e a equipe ainda viu o Lagomar marcar mais duas vezes: uma com Pelezinho, aos 31 minutos, e outra com Pimenta, aos 40, fazendo o segundo dele na partida e o sétimo no campeonato, artilheiro isolado.

O fato curioso da parida aconteceu no primeiro tempo. Orelha, que ainda não havia entrado em campo e consequentemente estava no banco de reservas, foi devolver a bola para a mesa do quarto árbitro e ela caiu no ninho das corujas-buraqueiras que tem próximo ao campo de jogo. Os funcionários da Liga tentaram cavar com uma enxada, mas até o fim do domingo, não haviam conseguido recuperar a bola.

 

ASA sai na frente, mas vê o Sinditob

empatar e avançar nas penalidades

 

O último duelo do dia – entre ASA/União e Sinditob – foi marcado pelo equilíbrio, rivalidade, provocações e reclamações contra a arbitragem. Com a bola rolando, o ASA abriu o placar com Fabianinho, aos 35 minutos do primeiro tempo, mas o Sinditob deixou tudo igual com Deja aos 43.

Se teve emoção no primeiro tempo, a etapa final foi de pouco brilho, até mesmo porque com o dia chuvoso e tempo nublado, a luz natural estava comprometida. Aos 30 minutos, o Sinditob ficou com 10 em campo após a expulsão de Rodolfo. O ASA tentou pressionar nos minutos finais, mas o Sinditob segurou o 1 a 1 e levou a disputa da vaga para os tiros livres diretos da marca penal.

Atacante Pereira, do ASA/União, tenta passar pelo lateral-esquerdo Gabriel GB, do Sinditob

 

Já praticamente no início da noite, as duas equipes iniciaram a disputa por pênaltis. O Sinditob converteu todas as suas quatro cobranças com Lucas, Danilo, GB e Felipe. Pelo lado do ASA, só Marquinhos e Douglas fizeram. Greisson defendeu a cobrança de Rodrigo e Mumu mandou para fora. Final: Sinditob 4 a 2.

 

>> Números da competição:

Gols: 64

Jogos: 16

Média de gols: 4,0 gols por partida

Melhor ataque: Lagomar (18 gols em 3 jogos)

Melhor defesa: Fronteira (1 gol em 3 jogos)

Maior goleada: Lagomar 8 x 1 Serra da Cruz

 

>> Artilharia:

7 gols – Wellington Pimenta (Lagomar)

4 gols – Bahia (Fronteira)

3 gols – Fabianinho (ASA/União); Pelezinho (Lagomar); João Vitor (Team Portugal)

2 gols – Douglas Lira (Águas City); Pereira (ASA/União); Carreirinha, Orelha e Tchose (Lagomar); Deja (Sinditob)

1 gol – Carlos Samuel, Francisco Souza, Gabriel, George, Jober, Marcola e Pabrício (Águas City); Marquinhos (ASA/União); Daniel, Kiki e Ruan (Fronteira); Norton (Furacão Lagomar); Saulo (Imbetiba); Douglas Alves (Jardim Carioca II); Maurício e Viola (Lagomar); Alan, Cavalinho, Felipe e Marcelo (Lokomotiva); Alex Sandro, Sávio, Wellerson e Wesley (Planalto); Mikael (Serra da Cruz); Jadson, Mota e Rodolfo (Sinditob); Douglas, Gustavo e Mateus Rosário (Team Portugal)

Gol contra: Norran (do Jardim Carioca II a favor do Planalto)

 

>> Classificação geral (de momento) da competição:

 

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

AP%

Lagomar

9

3

3

0

0

18

4

14

100

Team Portugal

7

3

2

1

0

6

2

4

77,8

Águas City

4

3

1

1

1

9

3

6

44,4

Sinditob

4

3

1

1

1

5

4

1

44,4

ASA/União

7

3

2

1

0

6

2

4

77,8

Planalto

7

3

2

1

0

5

2

3

77,8

Fronteira

4

3

1

1

1

7

1

6

44,4

Lokomotiva

3

3

1

0

2

4

9

-5

33,3

Furacão Lagomar

0

2

0

0

2

1

6

-5

0,0

10º

Jardim Carioca II

0

2

0

0

2

1

10

-9

0,0

11º

Serra da Cruz

0

2

0

0

2

1

10

-9

0,0

12º

Imbetiba

0

2

0

0

2

1

11

-10

0,0

Em azul, os semifinalistas da competição, garantidos na Série A

Em verde, os eliminados nas quartas, mas garantidos na Série A

Em vermelho, os eliminados na primeira fase

Comentários