Contagem Towers representa Minas Gerais no maior campeonato de basquete de base do Brasil

Equipe disputa CBI Sub-17 com elenco formado 100% em casa

Foto: Divulgação / Contagem Towers

Por Vinicius Vieira - Press DC

Referência em formação de atletas e transformação social, o Contagem Towers participa neste mês de maio do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-17 (CBI), a maior competição de base do país, promovida pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Participar do CBI é uma conquista importante para o time mineiro, que reforça sua posição como um dos principais pólos de formação esportiva e cidadã do estado. Desde sua fundação, em 2016, pelos ex-jogadores Wanderson Trigueiro (Wandão) e Kaká Menezes, o clube entende o esporte como ferramenta de prevenção ao uso de álcool e drogas entre crianças e adolescentes, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Ao todo, mais de 600 jovens já foram impactados diretamente pelo projeto que capta recursos via Lei de Incentivo ao Esporte.

“Estar entre os clubes selecionados para disputar um torneio desse porte, com um elenco formado 100% em casa, mostra o quanto nossa proposta tem sido eficiente. Trabalhamos para desenvolver não apenas atletas, mas cidadãos conscientes, disciplinados e preparados para o futuro”, destaca Wanderson Trigueiro.

Com uma equipe Sub-16 formada exclusivamente por atletas do próprio projeto, o time compete na Classificatória B ao lado de outras 31 equipes tradicionais, como Praia Clube, Olympico, Mackenzie, Recreio da Juventude e Círculo Militar. Apenas três times avançam para a fase final. A primeira etapa da classificatória será disputada em Vila Velha, no Espírito Santo, no dia 18.

"Um dos nossos pilares dentro do Programa de Formação de Atletas é proporcionar o Campeonato Brasileiro Interclubes com o objetivo de que a competição sirva não só como estímulo para nova geração como também permita que novos talentos sejam descobertos e lapidados gerando desta forma maior qualidade para o desenvolvimento e evolução da modalidade", afirmou o presidente do CBC, Paulo Maciel.

Além do CBI Sub-17, o Contagem Towers também disputará o Campeonato Brasileiro Sub-15 em outubro, consolidando seu protagonismo nas categorias de base em âmbito nacional. Atualmente, o projeto atende cerca de 150 atletas em suas escolinhas e equipes de base, promovendo alto rendimento esportivo, inclusão social e construção de novos caminhos para a juventude de Contagem.

O Contagem Towers também mantém uma parceria com o América Mineiro, iniciada recentemente para a disputa do torneio de basquete 3x3. O clube tem o objetivo de expandir esse acordo para o basquete 5x5, com foco no desenvolvimento das categorias de base e da equipe principal.

* Com informações Press FC

Comentários