Nos bastidores do esporte: tecnologia da SoftExpert transforma preparação técnica e estratégica na CBTM

Das Seleções ao Administrativo, Confederação Brasileira de Tênis de Mesa automatizou cerca de 100 processos, sendo avaliação de desempenho de atletas um deles

Foto: Dhavid Normando

Por Anna Carvalho

Nos bastidores das grandes vitórias esportivas, está a gestão: uma etapa silenciosa, porém fundamental. Na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), as práticas ficam sob a responsabilidade da plataforma da SoftExpert, multinacional especializada em soluções de software para conformidade, governança e excelência na gestão empresarial. Desde outubro de 2024, a ferramenta SoftExpert Suite vem transformando a maneira como a confederação organiza seus processos e toma decisões, permitindo que as equipes técnicas concentrem esforços na preparação e no desempenho dos atletas.
 

Antes da implantação, a CBTM utilizava ferramentas como planilhas para gerenciar aproximadamente 300 indicadores. Com o aumento das demandas e da complexidade dos dados, tornou-se evidente a necessidade de uma solução automatizada e integrada, que trouxesse mais agilidade na tomada de decisões, padronização das informações e eficiência nos processos de gestão.
 

A partir da contratação do sistema, a SoftExpert passou a ser utilizada em todas as áreas da CBTM — das Seleções ao Administrativo, passando por Comunicação, Governança e Ciências do Esporte. Os módulos utilizados, de Processos e Documentos, estão promovendo mudanças estruturais: cerca de 100 processos já foram automatizados, alguns com até 50 atividades, incluindo fluxos como Ordem de Pagamento, Prestação de Contas e Avaliação de Desempenho de Atletas. O módulo de Documentos, por sua vez, tornou-se essencial para a organização e rastreabilidade de arquivos, com comprovantes e notas fiscais digitalmente anexadas a processos, garantindo segurança em auditorias internas e externas.
 

Entre os resultados já percebidos, destacam-se a eliminação de retrabalho, a centralização das informações em uma única plataforma, a padronização de processos e o ganho de tempo na elaboração de relatórios — hoje gerados automaticamente com base nos dados inseridos. Esse avanço também beneficiou diretamente a equipe técnica da CBTM, que passou a acompanhar o desempenho dos atletas de forma estruturada, com indicadores e metas organizados por categoria, idade e ranking. Com processos automatizados e relatórios acessíveis em poucos cliques, os profissionais passaram a dedicar mais tempo à preparação estratégica, otimizando decisões e aumentando a eficiência do planejamento esportivo.
 

"Estar ao lado da CBTM nessa jornada foi entender que, por trás de cada medalha, existe uma gestão que precisa ser eficiente. A plataforma entrou justamente para isso: eliminar retrabalho, garantir transparência e permitir que as equipes tenham mais tempo e foco no desempenho esportivo", conta Bárbara Silveira Lepper, especialista de negócios da SoftExpert.
 

Atualmente, a plataforma SoftExpert Suite abrange todas as áreas da CBTM, sendo utilizada para o monitoramento de metas como o aumento do número de atletas registrados (de 9.000 para 22.000 até 2028), absenteísmo, métricas financeiras e desempenho técnico. A organização também projeta a integração futura do software com seus sistemas financeiros e contábeis.
 

“A implantação da solução da SoftExpert representa uma transformação estratégica para a CBTM. Com processos automatizados e integrados, conseguimos não apenas reduzir erros, mas também garantir um alto nível de produtividade e conformidade. A gestão documental, em especial, foi um dos maiores avanços, com acesso facilitado, armazenamento seguro e compartilhamento eficiente entre as áreas”, explica Eduardo Carreiro, gerente de Estratégia e Planejamento da CBTM.
 

“O esporte de alto rendimento exige organização de alto nível. A base administrativa precisa ser sólida para o foco estar na performance e é justamente isso que oferecemos com as soluções da SoftExpert: uma base confiável para que a excelência esportiva seja protagonista”, afirma Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.
 

Reconhecimento nacional em governança esportiva
 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa tem se consolidado como referência em gestão esportiva. Em 2024, foi a única entidade a conquistar dois prêmios na 9ª edição do Prêmio Sou do Esporte: venceu no vetor Modernização, com seu Manual de Gestão voltado às federações e eventos, e ficou em segundo lugar na categoria Prática Inovadora, com o Circuito TMB. Essas conquistas refletem o compromisso contínuo da entidade com boas práticas de governança, um avanço impulsionado pela adoção da plataforma SoftExpert, que vem automatizando processos, promovendo transparência e elevando o nível da administração esportiva.
 

Sobre a SoftExpert:

A SoftExpert é referência global em tecnologia para gestão empresarial, combinando inovação e conhecimento para elevar a eficiência organizacional. Atuante em mais de 50 países, atende 3 mil clientes e mais de 3 milhões de usuários. Com 12 subsidiárias internacionais - Brasil, México, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, França, Portugal, Turquia, Austrália e Colômbia -, mais de 600 funcionários e uma rede de 300 parceiros estratégicos, a SoftExpert fortalece sua atuação global em setores diversos. Sua plataforma all-in-one de software para conformidade, governança e excelência operacional oferece soluções flexíveis e de alto impacto para organizações que buscam digitalização inteligente, aumento de produtividade e otimização de processos.

Comentários