Jogos Internos do Castelo inspiram jovens atletas com Esperança e Fraternidade

As partidas foram disputadas nas três quadras poliesportivas do Colégio Castelo

Foto: Paolla Itagiba
Por Alysson Nogueira
O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), promoveu, nas últimas semanas, os Jogos Internos do Castelo – JIC 2025, mobilizando estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em uma grande celebração de esporte, fé e valores humanos. O evento deste ano ganha contornos ainda mais simbólicos por acontecer durante o Ano Jubilar, um chamado à vivência da fé ativa, do acompanhamento juvenil e da construção de um futuro mais solidário.
Foto: Paolla Itagiba
 
Inspirado pelo tema “Ancorados na esperança, peregrinos com os jovens”, o JIC 2025 foi além da competição esportiva: tornou-se um convite à experiência de virtudes que os estudantes levarão para a vida. Amizade, união, coragem, tolerância, justiça, fé, paz e respeito foram algumas das qualidades escolhidas pelos próprios estudantes para nomear as 20 equipes participantes, em um exercício de reflexão e protagonismo juvenil. A proposta teve como base os ensinamentos presentes no Sistema Preventivo de Dom Bosco.
As partidas foram disputadas nas três quadras poliesportivas do Colégio Castelo, com as turmas divididas em categorias feminina e masculina, nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete, além de queimado misto (apenas para os alunos do Fundamental II). Cada equipe buscou representar com autenticidade os valores que defendia, transformando o ambiente competitivo em uma verdadeira experiência de superação, respeito e convivência fraterna.
 
Foto: Paolla Itagiba
 
A cerimônia de abertura, realizada no dia 9 de julho, emocionou alunos, familiares, educadores e equipe diretiva. Representantes das famílias de cada turma conduziram as delegações, simbolizando a confiança no projeto educativo do Castelo. O ponto alto da solenidade foi o acendimento da pira olímpica, que marcou oficialmente o início dos jogos. O momento histórico foi conduzido pelo professor do Programa NBA Basketball School Fabrício Viana Meirelles e pelo técnico da Seleção Brasileira de Atletismo das categorias de base, Hiller Franco, que também foi condutor da tocha olímpica nos Jogos Rio 2016, e à estudante e atleta de heptatlo medalhista de prata no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 e Copa Brasil de Provas Combinadas, Luiza Teixeira Araújo, da 1ª série do Ensino Médio.
A grande novidade deste ano foi a “Central do JIC”, organizada pela Assessoria de Comunicação Salesiana, que transformou alunos em “repórteres esportivos”, dando protagonismo aos estudantes além das quadras, possibilitando interação entre os times, formulação de perguntas e trocas de opiniões, que potencializaram momentos de fala e de escuta. Esta vivência jornalística voluntária proporcionou uma nova esfera de engajamento dos estudantes com o tradicional evento. No encerramento, a estudante Isabela Machiori compartilhou seu relato sobre empenho, dedicação e conquistas pessoais, destacando sua participação nas Olimpíadas do Conhecimento e inspirando colegas a perseguirem seus objetivos. Reforçando a importância do esporte na formação integral dos jovens, a entrega das medalhas contou com a presença do campeão mundial de jiu-jitsu e ex-aluno do Castelo, Eduardo Cancela.
Em outubro, será a vez dos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I viverem seus Jogos Internos, com atividades lúdicas como gincanas, pique-bandeira, jogo da velha e partidas pré-desportivas. As ações serão conduzidas pelos professores Fernando Guimarães e Beatriz Bento, estimulando desde cedo a integração e o desenvolvimento de habilidades físicas e sociais.
Foto: Paolla Itagiba
 
Gincana Solidária
Como em todas as edições, o JIC 2025 também teve sua vertente solidária. A Gincana Solidária, parte do evento, promoveu a arrecadação de alimentos para instituições beneficiadas, como a Fazenda da Esperança, o Projeto “Pão Nosso” da Paróquia Santo Antônio e o Recanto dos Idosos. As turmas se empenharam em colaborar e acumularam pontos pela quantidade arrecadada.
Para Juliano Lima, coordenador de Atividades Extracurriculares, os Jogos reforçam o papel do esporte como ferramenta educativa e transformadora. “O JIC, além de ser um torneio, representa o encontro entre o lúdico, o pedagógico e o social. É um evento aguardado com alegria por toda a comunidade escolar.”
*Com informações Assessoria de Comunicação Salesiana

Comentários