Na sua primeira participação no Brasileirão Sub-20, Juventude desbanca favoritos e avança às quartas de final da competição

Primeira campanha já entra para a história do clube; adversário na próxima fase será o Palmeiras

Foto: Nathan Bizotto/ECJ

Por Luiz Gustavo - Press FC

Com o empate na última rodada do Brasileirão Sub-20 contra o Corinthians, o Juventude se garantiu na oitava colocação do campeonato, com 30 pontos, e avançou às quartas de final da competição. Agora, o clube de Caxias do Sul terá pela frente o Palmeiras, time com a melhor campanha da primeira fase. O duelo acontecerá nesta quinta-feira (31), às 16h, na Arena Barueri, com mando dos paulistas.

Colocando-se à frente de times consolidados nas categorias de base como São Paulo, Santos e Corinthians, a classificação do Juventude referenda um projeto de longo prazo que o clube está colocando em prática, visando se estruturar cada vez mais para voltar a figurar entre as principais equipes do país. O Papo tem feito esforços e investimentos no seu Centro de Formação de Atletas e Cidadãos (CFAC), onde a base e o profissional treinam, melhorando estruturas como vestiários, investimentos em fisioterapia, academia, tecnologia e inteligência, que refletem em todos os setores da instituição.

"A gente está vendo o resultado já com o bom desempenho dentro do Brasileiro Sub-20 e Sub-17. A gente sempre se destaca nas competições regionais, agora também nas competições nacionais. E o que mais importa: os destaques saindo da base, a gente podendo usar no profissional, mostrando bons jogadores para o mercado. Agora a gente tem as propostas pelo Abner, e sempre um ou outro jogador surge com grande expressão. Então, esse investimento, não só em prédio, em tecnologia, mas em pessoas, também é muito importante, e o resultado está vindo", afirma Fábio Pizzamiglio, presidente do Juventude.

Segundo Jones Biglia, vice-presidente da base do Juventude, em 2023 o clube realizou um diagnóstico e passou a atuar em cima dos pontos identificados como necessários nas categorias de base do Papo. Foram listados aportes essenciais para o Verdão voltar a captar atletas de forma proativa e com qualidade, visando formá-los para o profissional ou para o mercado. Além de investimentos em profissionais qualificados, tanto nas comissões técnicas quanto na gestão diária.

"Investimos na melhoria da infraestrutura e no bem-estar dos atletas, com novos alojamentos, uma academia moderna, acompanhamento nutricional e psicológico, e uma parceria com o Instituto de Medicina do Esporte da Universidade de Caxias do Sul, que nos oferece uma estrutura ainda mais qualificada. Como resultado, o desempenho em campo melhorou em diversas categorias, permitindo que jovens talentos se destacassem e jogassem com a equipe profissional, além de viabilizar a negociação de atletas para mercados internacionais", completou o executivo.

Se quiser chegar até a final do Brasileirão Sub-20, o Juventude terá que passar por um caminho desafiador. Caso avance diante do Palmeiras, terá pela frente Flamengo ou Cruzeiro. Já em uma eventual final, enfrentará um dos times do outro lado da chave, que sairá dos confrontos entre Bragantino x Fortaleza e Athletico-PR x Vasco. Desses, apenas Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo já foram campeões da competição. O restante vai em busca da conquista inédita.

*Com informações Press FC

Comentários