Mubadala Brazil SailGP Team se prepara para etapa da Alemanha após feitos históricos e desempenho consistente

Equipe brasileira busca consolidar sua ascensão e continuar trajetória de evolução na oitava etapa do Rolex SailGP Championship 2025 em Sassnitz

O F50 do Mubadala Brazil SailGP Team entre os barcos do Reino Unido e da Itália durante a última etapa do SailGP, em Portsmouth - crédito: AT Filmes - Divulgação Mubadala Brazil SailGP Team

Por Bruno Fernandes

Mubadala Brazil SailGP Team desembarca na Alemanha esta semana para a oitava etapa do Rolex SailGP Championship 2025, o Germany Sail Grand Prix | Sassnitz, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto de 2025. A equipe brasileira chega ao país impulsionada por uma trajetória de notável evolução na temporada, que se destaca por conquistas históricas e performances cada vez mais consistentes.

Comandada pela bicampeã olímpica Martine Grael, a primeira mulher capitã de uma equipe na história da liga, o time vem de uma sequência de superação no campeonato. Após alcançar um 2º lugar inédito em uma regata na 4ª etapa do SailGP, em Los Angeles, foi a vez de conquistar sua melhor pontuação até então no evento seguinte, em São Francisco. Já a 6ª etapa, em Nova York, marcou a primeira vitória do Brasil em uma regata na história do SailGP, garantindo o 4º lugar geral no evento, sua melhor classificação até então na temporada.

 

Na etapa mais recente, em Portsmouth, no Reino Unido, a equipe teve bons momentos, com largadas em ótimas posições e respostas rápidas a desafios, conquistando um 5º e um 6º lugar em corridas individuais. O Flight Controller do time brasileiro, Andy Maloney, foi inclusive nomeado um dos "Precision Athletes of The Day". O time finalizou o evento na cidade inglesa na 9ª colocação geral, à frente de equipes como França, Alemanha e Estados Unidos.


Martine Grael ressalta a importância de cada etapa para o crescimento da equipe. "Cada evento é uma nova oportunidade para colocarmos em prática o que aprendemos e aprimorarmos nossa performance. A progressão de resultados nos dá confiança e mostram que estamos no caminho certo. Em Sassnitz, nosso foco será manter essa evolução e buscar posições ainda mais altas, enfrentando um novo desafio em águas inéditas para a equipe".


A formação do Mubadala Brazil SailGP Team para esta etapa em Sassnitz incluirá Martine Grael como DriverMateus Isaac e Breno Kneipp como GrindersAndy Maloney como Flight ControllerLeigh McMillan como Wing Trimmer e Paul Goodison como Strategist. Já Richard Mason, que ocupa a posição de Reserve, continua contribuindo com sua experiência também como também como consultor técnico da equipe.

Integrantes do Mubadala Brazil SailGP Team (da esq.): Marco Grael, Andy Maloney, Breno Kneipp, Paul Goodison, Martine Grael, Leigh McMillan e Mateus Isaac - Crédito: AT Films - / Divulgação Mubadala Brazil SailGP Team

 

SailGP é o principal campeonato de velocidade de barcos a vela do mundo, reunindo 12 equipes nacionais que competem em catamarãs F50 idênticos, capazes de atingir velocidades de até 100 km/h, inclusive "voando" sobre as águas. As regatas são conhecidas por sua alta intensidade e por acontecerem próximas à costa, oferecendo um espetáculo de adrenalina para os fãs. Atualmente, o Mubadala Brazil SailGP Team ocupa a 10ª posição na tabela geral da competição.
 

Os fãs do esporte e do Mubadala Brazil SailGP Team poderão acompanhar as regatas do Germany Sail Grand Prix | Sassnitz ao vivo nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, às 10h30 (horário de Brasília). As transmissões vão ser realizadas pelos canais SporTV 2 (sábado), SporTV 3 (domingo) e BandSports (em ambos os dias).
 

Próximos passos

Após a etapa na Alemanha, o SailGP continuará sua jornada em diversos locais icônicos do mundo, passando pela França/Saint-Tropez nos dias 12 e 13 de setembro de 2025, Suíça/Genebra nos dias 20 e 21 de setembro de 2025, Espanha/Cádiz nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, e encerrando a temporada em Abu Dhabi nos dias 29 e 30 de novembro de 2025.

 

A liga fará sua aguardada estreia na América do Sul, com o Rio de Janeiro sediando o Enel Rio Sail Grand Prix nos dias 11 e 12 de abril de 2026. Este evento histórico na Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor como pano de fundo, promete ser uma oportunidade única para os fãs brasileiros.

Após passagem por Portsmouth, time brasileiro está preparado para a etapa de Sassnitz, na Alemanha - Crédito: AT Films/Divulgação Mubadala Brazil SailGP Team

 

Sobre o Mubadala Brazil SailGP Team


O Mubadala Brazil SailGP Team representa o Brasil na elite global da vela como a primeira equipe brasileira a competir no SailGP. Liderada por Martine Grael, a primeira mulher capitã da competição, a equipe conta com o atual campeão da America’s Cup Andy Maloney como Flight Controller e Leigh McMillan como Wing Trimmer, além de Paul Goodison como estrategista. Completam o time Marco Grael, irmão de Martine, e Mateus Isaac como Grinders. O time brasileiro tem como patrocinadores Mubadala (Naming Rights), Banco BRB, Ambipar, Atvos, Oakberry, Vale (Global Partners) e Ballena (Official Supplier).

*Com informações Mubadala Brazil SailGP Team

 

Comentários