Finalistas da região no Rodeio de Barretos 2025 serão homenageados neste final de semana em Conceição de Macabu

O peão de rodeio, o macaense Paulo Almeida Marciano, de 30 anos, e Thaisa Ribeiro, de Conceição de Macabu, receberão homenagens no I Circuito Equestre de Conceição de Macabu

Paulo Almeida e ThaiSa Ribeiro - Foto reprodução/Divulgação

ESPORTE PRESS BRASIL - Por Daniela Bairros

A 70ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, realizada em agosto, acabou, mas aqui na região Norte Fluminense ainda têm comemorações para os dois finalistas, que representaram muito bem Macaé e Conceição de Macabu na grande final do rodeio da maior festa de peão da América Latina, em São Paulo. 

ThaiSa Ribeiro - Foto reprodução/Divulgação

 

No próximo final de semana, de 12 a 14 de setembro, sexta, sábado e domingo, o peão de rodeio, montaria em touro, o macaense Paulo Almeida Marciano, e Thaisa Ribeiro, natural de Araruama (Região dos Lagos) mas que atualmente mora em Conceição de Macabu, cinco vezes campeã brasileira de Três Tambores, serão homenageados no I Circuito Equestre de Conceição de Macabu. O evento será realizado no Parque de Exposições, com shows, prova de Três Tambores e Team Roping, uma modalidade de rodeio e esporte equestre, também conhecida como “laço em dupla”, onde uma equipe de dois cavaleiros laça um boi em movimento, o mais rápido possível. 

Para ambos os homenageados, Paulo Marciano e Thaisa Ribeiro, o evento representa todo reconhecimento do público pelo desempenho que tiveram em Barretos neste ano. 

Paulo Almeida  - Foto reprodução/Divulgação

 

Voltar a Conceição de Macabu é relembrar a primeira vitória do peão Paulo Marciano, quando participou de um rodeio na cidade em 2017. “Foi o primeiro rodeio grande em que participei. Eu já tinha treinado bastante e fui campeão do rodeio naquele ano. Fico muito feliz em voltar neste final de semana e agradeço muito a homenagem. Graças a Deus, Barretos me abriu muitas portas, porque voltei de lá, já participei de rodeio em Sapucaia (RJ) no início de setembro. E neste final de semana, estarei  na Expo Macuco 2025. Só tenho que agradecer a Deus, aos amigos, família e todos que torceram e torcem por mim”.

Paulo Almeida Marciano, também conhecido como Timão, foi classificado para a final da Festa de Peão de Barretos, ficando entre os três primeiros classificados antes da competição, que definiu os finalistas para o The American, o rodeio mais bem pago do mundo e que será realizado em 2026, no Texas, Estados Unidos. A final de Barretos foi realizada no último dia 30 de agosto. Ao todo, sete competidores se classificaram para a final. Timão ficou entre os cinco primeiros na decisão que classificou os quatro vencedores para o The American. 

Paulo Almeida  - Foto reprodução/Divulgação

 

Paulo Almeida chegou à final de Barretos, depois de conquistar a vaga na edição de 2025 da Liga Nacional de Rodeio (LNR), ao vencer uma etapa no Circuito de Rodeio Falcão, realizado em Muriaé, Minas Gerais. “Barretos é o sonho que qualquer competidor de rodeio almeja. Estar lá, entre os melhores do Brasil, tanto de competidores e animais, é muito gratificante. Posso afirmar que foi um sonho realizado. Estive no meio de pelo menos 100 competidores e ainda estou feliz por ter tido essa grande oportunidade, que foi chegar à final de Barretos. Consegui ficar entre os cinco classificados para o Texas. Não vou para lá, mas para mim foi uma grande vitória. Só agradecer mesmo a todo mundo, a cada mensagem que recebi, a cada incentivo. E dedico a minha vitória, a minha trajetória nesse mundo do rodeio, a minha vó Maria, que não está mais entre nós, mas que sempre torceu muito por mim, principalmente nos momentos mais difíceis. Nunca deixou eu desistir de montar. Mas eu tenho certeza de que ela, onde estiver, está feliz por tudo o que está acontecendo na minha vida, nas montarias e pelas minhas vitórias”.

Paulo Almeida  - Foto reprodução/Divulgação

 

Campeã dos Três Tambores

A campeã brasileira por cinco vezes em competições de Três Tambores, Thaisa Ribeiro,  estará no I Circuito Equestre de Conceição de Macabu, onde também será homenageada por ter ficado entre as 10 finalistas da prova de Três Tambores em Barretos. Thaisa, na Arena de Barretos, fez dois tempos excelentes na classificatória: 16.513 e 16.524, nunca feitos nas fases de classificação. A final de Thaisa em Barretos foi no último dia 31 de agosto. Ela se classificou logo no primeiro dia da competição, com os dois menores tempos do dia. Para ela, chegar à final de Barretos foi a realização de uma parte de um grande sonho. “Sem dúvida nenhuma. Sempre sonhei em chegar à final. Agora, sigo firme para tentar realizar a outra parte do sonho, que é ser campeã da prova de Três Tambores de Barretos. E se Deus quiser, um dia isso vai acontecer”. 

Todo esforço, desempenho e reconhecimento de Thaisa Ribeiro será demonstrado na homenagem em Conceição de Macabu. “Essa homenagem, para mim, é uma honra muito grande. Fico lisonjeada. Me sinto muito honrada, especial, por perceberem e notarem essa minha luta, porque é um desafio muito grande: vencer a nós mesmas, nossos obstáculos e até mesmo nossa própria mente. Por ter estado lá em Barretos, em uma final, com 40 mil pessoas assistindo. Passar por até muitos traumas para chegar lá, foi e é muita superação. Eu sou muito grata por tudo. Por tudo o que já me aconteceu, até chegar na final de Barretos. Só agradecer também a Deus, a minha família, amigos, equipe e patrocinadores”. 

A montaria em cavalos de Thaisa começou aos oito anos de idade. “Isso cresceu comigo e não me vejo fazendo outra coisa, que não seja viver esse mundo dos Três Tambores com cavalos”. 

Desde pequena, Thaisa sonha em participar das competições na Arena de Barretos. Correu nos Três Tambores por cinco anos. Neste ano, o sonho de chegar à final foi realizado em uma competição mais do que acirrada. “Geralmente, são de 200 a 300 mulheres competindo. E apenas 10 se classificam à final. E aconteceu comigo. São mulheres de todo o Brasil e com o mesmo sonho: ser finalista de Barretos. Mulheres e animais capacitados. Barretos exige muito de nós, atletas, e do cavalo. Para mim, Barretos é uma prova de resistência, porque corremos classificatórias na parte da manhã, semifinal à tarde, durante três dias: quinta, sexta e sábado. E a grande final no domingo, em pistas diferentes”.

Depois de quatro anos tentando chegar à final de Barretos, Thaisa teve um gosto especial neste ano, já que ficou entre as 10 finalistas. “Eu vivi dias incríveis, inesquecíveis, maravilhosos. Porque eu fui muito apoiada, pela minha família, amigos, fãs, minha equipe, que é maravilhosa e que está comigo há muitos anos, meu treinador, nossos veterinários, ajudantes, meu marido, meu pai, que é o meu grande incentivador. Enfim, todo mundo foi incansável em me acompanhar em Barretos. Pessoas de Araruama, onde eu nasci, de Conceição de Macabu, onde moro atualmente. Tudo mundo torcendo muito por mim. Me senti muito amada, muito querida. Não só eu, Thaísa, mas a dupla que faço com os dois cavalos”.

Comentários