Conectividade via satélite garante segurança e sobrevivência de aventureiros em áreas remotas
Expedições do fotógrafo Haroldo Nogueira e parceiros mostram como a tecnologia se torna aliada fundamental em jornadas extremas
Expedição Base Camp Everest 2024 - Divulgação Globalsat_Imagem Carlos Eduardo Santalena
Por Adriana Gemignani
Paraná, outubro de 2025 - Explorar regiões inóspitas e de difícil acesso é um desafio que fascina aventureiros, mas também envolve riscos que podem ser fatais sem planejamento e infraestrutura adequados. Nessas condições, a conectividade via satélite tem se mostrado uma aliada indispensável, garantindo comunicação, segurança e até a sobrevivência em áreas onde a cobertura terrestre simplesmente não existe.
Com o apoio da Globalsat Group, que disponibiliza equipamentos de comunicação via satélite, o fotógrafo e explorador Haroldo Nogueira conta com os benefícios da tecnologia há anos em diferentes contextos de comunicação crítica. Haroldo é reconhecido por documentar os maiores desafios outdoor das Américas e do mundo - no último ano, já realizou quatro aventuras e outras duas estão programadas até novembro.
Todas atravessam cenários extremos e revelam a importância de estar conectado em áreas remotas. Os percursos percorridos incluíram Monte Everest, a Patagônia Chilena, o Rally dos Sertões, entre outros. Ainda em 2025, estão programadas expedições ao Monte Roraima e paisagens Argentinas diversas.
Monte Roraima – Com saída de Salta, na Argentina, prevista 02 de outubro de 2025, a expedição será realizada pelo fotógrafo Gilberto Azambuja. Ele desafiará o icônico Monte Roraima, em nove dias de trilha e cinco noites no topo, com ida até o lado brasileiro, passando pelo Vale do Mundo Perdido, a caminho do Lago Gladys, onde se pernoita duas vezes no Acampamento Coati. A conectividade satelital permitirá registrar localização, manter contato em casos de emergência e garantir a segurança em locais onde não existe infraestrutura de comunicação, em um ambiente extremamente desafiador. Na imagem abaixo, já podemos visualizar o tamanho do desafio que está por vir.
Monte Roraima - Monte Roraima_Imagem Freepik
Car Experience 2025 – De outubro a novembro de 2025, Haroldo fará um roteiro 4x4 pelo norte argentino, atravessando a Puna, a Ruta 40 e regiões de vinícolas centenárias. Cada quilômetro revelará contrastes marcantes, com montanhas multicoloridas, salares brilhantes, formações rochosas esculpidas pelo tempo e paisagens impressionantes. Passando a todo tempo por áreas de altiplano e estradas remotas, o satélite será essencial para manter comunicação e suporte, além de transmitir conteúdo da expedição.
Car experience Argentina - Car experience_Imagem Freepik
Caminos del Cóndor – Também entre outubro e novembro, está prevista uma aventura de motocicletas off-road pelo coração do deserto no norte da Argentina, passando por rotas lendárias e trilhas que apenas os andinos conhecem. A equipe atravessará terras pouco exploradas, onde o verdadeiro charme está na descoberta de paisagens preservadas e no contato direto com a natureza bruta da região. A conectividade via satélite possibilitará rastreamento, comunicação emergencial e relatos em tempo real diretamente dos Andes.
Caminos del condor - magem Freepik
Rally dos Sertões 2025 – Em agosto deste ano ocorreu a maior competição off-road das Américas, que contou com a cobertura da equipe de Haroldo, equipada com soluções do Globalsat Group e da rede de satélites da Viasat. Foram mais de 3 mil km passando por regiões sem sinal celular, em estados como Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas. O uso de equipamentos como Explorer 323 (Go Anywhere Pro) e telefones satelitais permitiram comunicação por voz e dados, transmissão de imagens, rastreamento via GPS e acionamento de emergência.
Rally dos Sertões 2025 - Divulgação Globalsat Group_Imagem Haroldo Nogueira no Rally 1
Rally dos Sertões 2025 - Divulgação Globalsat Group_Rally dos Sertões 2025_Imagem Haroldo Nogueira
Rally dos Sertões 2025 - Divulgação Globalsat Group_Rally dos Sertões 2025_Imagem Haroldo Nogueira
Expedição ao Everest com Cotrim & Pena – Uma expedição ao Everest, realizada entre abril e maio deste ano, contou com o apoio dos dispositivos da Globalsat Group. Os alpinistas brasileiros Leonardo Pena e Eduardo Cotrim chegaram à altitude de 8.400m, na chamada "Zona da Morte". Eles recuaram por condições climáticas extremas, em que a conectividade via satélite se apresenta imprescindível para monitoramento, comunicação emergencial e segurança.
Expedição Everest 2025 - Divulgação Globalsat_Expedição Everest_Imagem Eduardo Cotrim
Projeto “Dois Sonhos e Uma Montanha – Everest” – Em novembro de 2024, Haroldo documentou em imagens sua jornada até o Acampamento-Base do Everest, retratando paisagens do Himalaia e a vida das comunidades sherpas. A missão, também viabilizada com equipamentos satelitais do Globalsat Group, permitiu comunicação contínua da equipe em um dos ambientes mais hostis do planeta. O material se transformará em livro homônimo, previsto para 2026.
Divulgação Globalsat_Imagem Haroldo Nogueira
Tecnologia como fator de sobrevivência
Essas experiências reforçam que a conectividade via satélite deixou de ser apenas uma conveniência para se tornar uma questão de segurança e sobrevivência. Em ambientes isolados, cada minuto pode ser decisivo, com a possibilidade de acionar um resgate, receber uma atualização climática ou simplesmente reportar a localização pode significar a diferença entre vida e morte.
Para aventureiros como Haroldo Nogueira, trata-se de uma ferramenta tão essencial quanto equipamentos de navegação, kits de primeiros socorros ou mantimentos. “Em jornadas como as que vivemos, estar conectado significa estar vivo. Sem o satélite, não teríamos conseguido registrar conteúdos, nem garantir a segurança da equipe. Essa tecnologia é indispensável para qualquer expedição de alto risco”, analisa Nogueira.
“A importância da conectividade via satélite também se estende ao funcionamento de ferrovias, de serviços variados de utilities, monitoramento ambiental, pesquisas científicas e resgates em catástrofes naturais. As expedições de aventura funcionam perfeitamente para demonstrar na prática ao público o valor de uma tecnologia de comunicação confiável e segura”, afirma Flávio Franklin, diretor Brasil da Globalsat Group.
Divulgação Globalsat_Imagem Haroldo Nogueira
Sobre o Haroldo Nogueira
Haroldo Nogueira de Sá Junior é fotógrafo e videomaker profissional há mais de 45 anos. Ao longo de sua trajetória, atuou em campanhas publicitárias, veículos de comunicação e editoras, além de publicar dezenas de livros. Consolidou seu próprio estúdio e editora, reconhecidos pela qualidade, autenticidade e variedade de suas imagens. Embora tenha trabalhado em diversas áreas, foi no universo outdoor e off-road que concentrou grande parte de sua carreira.
Seu objetivo é transformar a fotografia em uma forma de registrar emoções, superações e o espírito da aventura. Haroldo é recordista nacional e mundial com 24 coberturas do Rally dos Sertões, uma marca incomparável. Também participou da última edição do Rally Dakar na África (2007) e cobriu três edições da competição na América do Sul. Em 2014, documentou o Rally da Suécia, e tornou-se recordista na subida mais alta de montanha de carro nos Andes, na Sierra del Valadeiro, Argentina.
Suas expedições passaram por Alasca, EUA, Patagônia, Atacama e diversos cenários extremos. Em novembro de 2024, realizou uma expedição solo ao Base Camp do Everest, mais um marco em sua trajetória. Atualmente, Haroldo se dedica a inovar seu estilo, apoiando e documentando expedições pelo mundo. Onde houver poeira, perrengue, emoção e desafio, suas lentes estarão prontas para registrar o melhor do off-road nacional e internacional.
Sobre a Globalsat Group
A Globalsat Group é líder em soluções de conectividade via satélite nas Américas, integrando tecnologias emergentes como Direct-to-Device (D2D) e IoT satelital para oferecer serviços personalizados, resilientes e de alto impacto. Desde 1999, fornece voz, dados, M2M/IoT, software e hardware para setores críticos como energia, governo, defesa, mineração, transporte, agricultura e outros.
Com presença regional por meio de escritórios afiliados nos EUA, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, América Central & Caribe, Equador, México, Panamá, Peru e Porto Rico — além de uma sólida rede de distribuidores e parceiros estratégicos — a Globalsat Group garante conformidade regulatória, logística eficiente e suporte técnico em toda a América Latina e nos Estados Unidos.
Em 2025, foi reconhecida pela Mobile Satellite Users Association (MSUA) com o prêmio “Outstanding Leadership in Use of a Mobile Solution” durante o Satellite Mobile Innovation Awards, realizado em Washington, DC. Essa distinção se soma a outros reconhecimentos pela sua dedicação à inovação e à excelência, incluindo os prêmios Frost & Sullivan e a certificação Great Place To Work conquistada por sua filial no Brasil.
A Globalsat Brasil (www.globalsatbrasil.com.br) disponibiliza serviços a inúmeros clientes em setores como Ferrovias, Utilities, Defesa e Governo, Mineração, Agricultura, Óleo & Gás, ONGs e Turismo. As soluções entregues abrangem todas as áreas de serviço MSS, incluindo terra, mar e ar. A empresa é reconhecida e premiada por clientes do segmento ferroviário, parceiros e associações relacionadas a soluções satelitais e comunicação crítica em todo o mundo.