A jornada do gol para toda a vida: veja a campanha dos finalistas da Taça das Favelas Brasil

A disputa pelo título ocorre neste sábado, 01 de novembro

Foto: deeh_fotografia

Por Samyra Cristina da Cunha

A grande final da Taça das Favelas Brasil 2025 está marcada para este sábado, 1º de novembro, na Mercado Livre Arena Pacaembu, localizada na capital paulista. O público poderá acessar o estádio a partir das 13h, enquanto os telespectadores poderão acompanhar os jogos ao vivo, às 15h, na tela da Globo. A trajetória dos finalistas até a decisão da competição, organizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela, foi marcada por jogos intensos, superações e momentos emocionantes.
 

Na disputa pelo Troféu Marina Soares, o futebol feminino entra em campo às 15h, em um confronto que vai entregar um título inédito, tanto para Minas quanto para a Paraíba.


A Paraíba, único representante do Nordeste na final, disputou cinco jogos, com quatro vitórias e apenas um empate. Além disso, sofreu apenas um gol e marcou 15 sobre suas adversárias. Na fase de grupos, enfrentou Pernambuco, vencendo por 3 a 0; Goiás, com empate em 1 a 1; e Rio Grande do Sul, que também derrotou por 3 a 0. Nas quartas de final, enfrentou o Ceará e saiu vitoriosa por 1 a 0. Já na semifinal, o time mostrou que estava embalado, carimbando a vaga para a grande decisão com um placar elástico contra o Maranhão, 7 a 0.

 

Minas Gerais, disputou quatro partidas no total, somando três vitórias e um empate. Na fase de grupos, enfrentou o Ceará, vencendo por 2 a 1, e o Mato Grosso, por 5 a 0. Nas quartas de final, derrotou o Goiás por 2 a 0. Já a semifinal foi sofrida: o empate com a Seleção São Paulo em 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis, em que venceu por 6 a 5 nas cobranças.

 

Logo após a final feminina, é a vez dos meninos entrarem em campo, às 16h30. Em uma partida que já é considerada clássica, o famoso Biscoito vs. Bolacha, Rio de Janeiro e São Paulo disputam o Troféu Jair da Matta.
 

O Rio de Janeiro chega à final com cinco jogos disputados: três vitórias e dois empates, com 13 gols marcados e quatro sofridos. Na fase de grupos, enfrentou o Maranhão, vencendo por 2 a 0; empatou em 3 a 3 com o Rio Grande do Sul; e fez seu maior placar ao derrotar o Pernambuco por 6 a 0. Nas quartas de final, empatou com a Paraíba em 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis, nos quais venceu por 6 a 5. Garantiu vaga na grande decisão após superar o Ceará por 1 a 0, em uma partida equilibrada nas semifinais.
 

Por outro lado, a seleção de São Paulo chega à final com duas vitórias e três empates em cinco jogos. Na fase de grupos, empatou com Mato Grosso e Brasília em 0 a 0 e venceu o Piauí por 4 a 0. Nas quartas de final, derrotou o Paraná por 2 a 1. Assim como seu adversário na final, também garantiu a classificação após as penalidades, ao empatar com o Goiás em 1 a 1 no tempo regulamentar e vencer por 3 a 1 nas cobranças.
 

A decisão promete fortes emoções. No feminino, a Paraíba chega à final pela primeira vez, enquanto a seleção mineira está com o grito engasgado por conta do vice-campeonato de 2024. No masculino, o Rio de Janeiro disputa o título inédito contra seleção paulista que, por sua vez, tem a chance de conquistar o tricampeonato.
 

A Taça das Favelas Brasil 2025 é realizada pela CUFA (Central Única das Favelas) e produzida pela InFavela, do grupo Favela Holding, Ministério do Esporte e em cooperação com a UNESCO. Tem patrocínio máster de Agibank, Friboi e Steck; Ouro de Favela Seguros, Gol, Mag Seguros, Mercado Livre, Grupo R1 e Vai Voando; Prata de Assaí Atacadista e VR;Promoção de TV Globo, Eletromidia, Comunidade Door e Jornal Empoderado; Apoio de FSB Holding e DFM Advocacia; e Apoio Institucional de Mercado Livre Arena Pacaembu e Prefeitura de São Paulo.

 

Final: 

 

Feminina – 15h

Paraíba x Minas Gerais

 

Masculina – 16h30

Rio de Janeiro x São Paulo

 

Serviço: 

Final Taça das Favelas Brasil 2025

Data: 01 de novembro - sábado

Abertura dos portões: 13h

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu

Comentários