Fonseca estreia no Rio Open contra tenista do Quali; Berrettini e Sonego fazem duelo italiano
Sorteio definiu neste sábado os jogos da primeira rodada de simples e de duplas para a 12ª edição do maior torneio de tênis da América do Sul no Jockey Club Brasileiro
João Fonseca (Fotojump)
Por Bruno Fernandes
Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2026 - O Rio Open apresentado pela Claro teve grandes jogos definidos para as chaves principais de simples e duplas, com duelos entre argentinos, entre italianos, além de voltar as atenções também para os jogos do Qualifying, que vão definir os adversários de estreia do fenômeno carioca João Fonseca e do estreante Guto Miguel. Os jogos da chave principal acontecem a partir de segunda-feira, dia 16, até domingo, dia 22 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

Matteo Berrettini (Fotojump)
Na quarta vez jogando o maior torneio da América do Sul, Fonseca ficou do lado de cima da chave no sorteio. Se vencer a estreia, ele terá pela frente o classificado entre o sérvio Laslo Djere e o peruano Ignacio Buse.
O tenista número 1 do Brasil também tem um potencial confronto de quartas de final com Matteo Berrettini ou Lorenzo Sonego, dois dos destaques da chave principal no ATP 500 carioca, ou o cabeça de chave 7, o alemão Daniel Altmaier.
Terceiro melhor juvenil do mundo, Guto Miguel joga pela primeira vez a chave principal do Rio Open e vai encarar também um adversário vindo do Qualifying.

João Lucas Reis participou do sorteio (Fotojump)

Sorteio da chave principal (Fotojump)
Estão na disputa do Quali tenistas como os brasileiros Thiago Monteiro, Pedro Boscardin Dias e Igor Marcondes, além do chileno Nicolas Jarry e o dinamarquês Elmer Moller. A definição dos classificados para a chave principal acontece neste sábado e domingo no Jockey Club Brasileiro.
Também estreante na chave principal do Rio Open, João Lucas Reis participou do sorteio que definiu sua partida de estreia contra o alemão Yannick Hanfmann. Ele ficou satisfeito com o jogo da primeira rodada, já que conhece bem o adversário.
"Eu gostei do sorteio. É um cara que eu conheço, a gente já jogou e já treinou junto. Estou bem motivado. É um cara agressivo, que saca muito bem, mas aqui acho que as condições são boas também para jogar contra ele", disse João Lucas Reis.

Guto Miguel (Fotojump)
Primeira rodada terá duelo italiano entre Berrettini e Sonego
Um dos grandes atrativos da primeira rodada do Rio Open será o duelo italiano entre Lorenzo Sonego e Matteo Berrettini, que já se enfrentaram seis vezes no circuito profissional, quatro delas em torneios de nível ATP, com vantagem para Berrettini no histórico.
A primeira rodada terá ainda três jogos entre argentinos, o principal deles entre Francisco Cerundolo, cabeça de chave número 1, e Mariano Navone, que foi vice-campeão em 2024.
Os outros jogos entre argentinos são de Francisco Comesaña, semifinalista de 2025, contra Tomas Etcheverry, além do confronto de Camilo Ugo Carabelli e Roman Burruchaga.
O atual bicampeão Sebastian Baez terá pela frente na primeira rodada o espanhol Carlos Taberner, que joga pela primeira vez a chave principal no Rio Open. O duelo é inédito no circuito.
Outros dois tenistas que já foram campeões do Rio Open e tiveram seus adversários de estreia definidos foram o sérvio Laslo Djere, vencedor na edição de 2019, e o chileno Cristian Garin, que levantou o troféu desenvolvido por Antônio Bernardo em 2020.
Djere encara o peruano Ignacio Buse, enquanto Garin enfrenta o argentino Thiago Tirante.

João Fonseca (Fotojump)
Fonseca tem 'revanche' nas duplas ao lado de Marcelo Melo
O Rio Open teve pela primeira vez o sorteio de duplas feito em seguida ao da chave de simples, com a definição dos adversários de estreia dos brasileiros, com destaque para João Fonseca e Marcelo Melo, que jogam juntos no Jockey Club Brasileiro.
Fonseca e o atual campeão Melo vão encarar na primeira rodada a dupla formada pelo bósnio Damir Dzumhur e o francês Alexandre Muller, que venceu o fenômeno carioca em simples no ano passado. É a chance de uma revanche para o tenista da casa.
Campeão com Marcelo Melo no ano passado, Rafael Matos volta ao Rio em busca do seu terceiro título, mas desta vez ao lado de Orlando Luz. Eles enfrentam o argentino Guido Andreozzi e o francês Manuel Guinard.
Marcelo Demoliner e Fernando Romboli terão pela frente a dupla cabeça de chave 1, formada pelos franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul.
Felipe Meligeni Alves e Marcelo Zormann encaram a dupla do belga Sander Gille e do holandês Sem Verbeek na partida de estreia.
Sobre o Rio Open
O Rio Open apresentado pela Claro é o principal torneio de tênis da América do Sul. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.
Mais sobre o Rio Open 2026
O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.
Mais informações:
*Com informações Ascom Rio Open















































