Estreia na elite e conscientização ambiental: o saldo da participação do Primavera no Paulistão
Na primeira participação na Série A1, equipe termina na 12ª colocação na tabela
Foto: EngajaMídia/Divulgação
Por Leonardo Novaes Press FC
Estreante na elite do futebol paulista, o Esporte Clube Primavera encerrou a primeira paraticipação da história do clube na elite do Campeonato Paulista ao empatar com o Noroeste por 3 a 3, no último domingo (15).
Apesar da classificação não ter vindo, dentro de campo, o Fantasma mostrou competitividade diante de adversários tradicionais, com direito a vitória por 3 a 1 em cima do Mirassol, equipe que foi sensação no Brasileirão de 2025, por exemplo, além de ter chegado à rodada final vivo na briga por uma vaga entre os classificados, algo que reforça a consolidação do projeto iniciado após a transformação em SAF, em 2022.
Dentro de campo, a equipe ainda fez jogo duro frente ao São Paulo no Morumbis (tomando a virada por 2 a 1 na segunda metade da etapa complementar) e também, contra o Novorizontino (líder da classificação geral da primeira fase), em que apesar da derrota por 4 a 3 protagonizou um jogo eletrizante. No total, foram 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas ao longo de oito partidas disputadas, campanha que rendeu a 12ª colocação geral.
Fora das quatro linhas, o Primavera também chamou a atenção por iniciativas que vão além do futebol. Uma delas envolveu a conscientização ambiental, em todos os jogos da equipe como mandante no Estádio Ítalo Mário Limongi. Em parceria com a Klivex, patrocinadora do clube, o Primavera passou a promover uma ação voltada à preservação do meio ambiente e à responsabilidade coletiva dentro do estádio.
A iniciativa incentivou os torcedores a recolherem os próprios resíduos gerados durante as partidas, como copos e embalagens. Para isso, promotores uniformizados distribuíram kits com sacos de lixo vermelhos logo após a passagem pelas catracas, além de orientarem o público sobre o funcionamento da ação. As projeções iniciais apontavam para cerca de 4 mil kits distribuídos em cada jogo em casa.
A proposta fez referência ao conceito de “jogo limpo”, conectando o futebol à consciência ambiental, e se inspirou na postura dos torcedores japoneses, que ganharam destaque mundial ao recolher o lixo nos estádios durante grandes eventos esportivos. Após o recolhimento, os resíduos são destinados a lixeiras e containers instalados no estádio, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba. Parte do material reciclável terá retorno social, sendo destinada ao Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba).
“Celebramos os dois anos consecutivos de parceria com o Primavera, agora ainda mais especial com o clube na elite do futebol paulista. Cresci acompanhando o time, que faz parte da minha história desde criança, e ver a equipe na primeira divisão estadual é um marco para a cidade. Acreditamos na força da torcida e, juntos, buscamos estimular o Jogo Limpo”, destaca Mauro Silveira, diretor-executivo da Klivex.
A ação se soma a um momento simbólico vivido pelo clube, que também passou por reformas estruturais no estádio para atender às exigências da Federação Paulista de Futebol, como a ampliação da capacidade até 10 mil torcedores, a instalação de um novo sistema de iluminação para jogos noturnos e a troca do gramado para o modelo Tahoma 31, que costuma ser utilizado nas principais competições internacionais.
*Com informações Press FC















































