João Fonseca e Marcelo Melo eliminam cabeças de chave e vão às semifinais de duplas no Rio Open

Fenômeno carioca volta à Quadra Central Guga Kuerten nesta quinta-feira em busca das quartas de final em simples. Berrettini e Lajovic fecham a Sessão Noite

Créditos: Fotojump

Por: Bruno Fernandes

Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2026 - O Rio Open apresentado pela Claro teve nesta quarta-feira a classificação dos brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo para as semifinais da chave de duplas, com uma grande vitória diante dos cabeças de chave 2 do torneio, os argentinos Maximo Gonzalez e Andrés Molteni, campeões do maior torneio de tênis da América do Sul em 2023.
 

Fonseca e Melo foram os primeiros garantidos nas semifinais após a vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, em 1h09.


Os brasileiros não cederam nenhuma chance de quebra em todo o jogo, conseguiram uma quebra decisiva no final do primeiro set e foram dominantes na segunda parcial.

Créditos: Fotojump


"Foi um belíssimo jogo. Depois de uma primeira rodada muito boa, conseguimos fazer umas quartas de final melhor ainda. Espero que até o final da semana e a gente consiga ir atrás desse caneco", disse Fonseca.


Em busca do segundo título consecutivo do torneio, desta vez ao lado do fenômeno carioca Fonseca, Marcelo Melo se garantiu nas semifinais do Rio Open pela sexta vez e agora vai em busca da quarta final.


Ex-número 1 do mundo, dono de 40 títulos e um total de 78 finais disputadas na carreira, Marcelo Melo chegou à vitória de número 666 ao vencer ao lado de Fonseca nesta quarta-feira.


"Tênis é a nossa profissão, mas eu acho que a gente tem que se divertir dentro de quadra. Todo mundo me pergunta ‘você vai parar quando?’. Enquanto eu estiver me divertindo, jogando no alto nível, eu vou continuar. Eu acho que a gente está fazendo isso bem", disse Melo.
 

Guto vence pela primeira vez nas duplas do Rio Open com Heide


Possíveis adversários de Fonseca e Melo nas semifinais são os também brasileiros Luis 'Guto' Miguel e Gustavo Heide, que entraram como lucky loser nas duplas e venceram nesta quarta-feira uma das duplas favoritas na estreia, o americano Evan King e o australiano John Peers.


Os brasileiros aplicaram um 6/0 no primeiro set e depois levaram a melhor em uma segunda parcial muito equilibrada, salvando três set points antes de fechar o jogo com 6/0 e 7/6(8), em 1h25.


Guto falou na coletiva que teve dificuldade para dormir depois da derrota na primeira rodada de simples, mas conseguiu um bom entrosamento com Heide para vencer nas duplas.

Créditos: Fotojump

 

"Ontem eu não consegui dormir direito, eu dormir era 4h da manhã de tanto que eu estava pensando no jogo ainda, mas no jogo de dupla hoje eu acho que a gente entrou bem ligado, bem ativado e com um plano de jogo muito certo, o Gustavo estava com uma energia muito muito boa hoje, me puxando nos momentos em que eu estava para baixo. Muito contente com a vitória e vamos com tudo para a próxima”, disse Guto.


"A gente fez um plano de jogo, mas o ‘pneu’ não tava muito no plano. Mas a gente jogou super bem hoje, está muito entrosado. É engraçado, é a primeira vez que a gente está jogando junto. Muito feliz com o resultado, agora seguir junto das próximas rodadas", completou Heide.

Créditos: Fotojump

 

João Fonseca abre a Sessão Noite em busca das quartas de final


O fenômeno carioca João Fonseca volta à Quadra Central Guga Kuerten nesta quinta-feira para enfrentar o peruano Ignacio Buse em busca das quartas de final de simples do Rio Open.


Em caso de vitória, Fonseca vai igualar o seu melhor resultado no maior torneio de tênis da América do Sul.

O último jogo da noite na principal quadra do Jockey Club Brasileiro será do italiano Matteo Berrettini contra o sérvio Dusan Lajovic. A partida define quem encara o vencedor entre Fonseca e Buse nas quartas de final.

Créditos: Fotojump

 

Já a partida que abre a programação da Sessão 1 é a do argentino Tomas Martin Etcheverry contra o lituano Vilius Gaubas.


A Quadra 1 terá novamente os brasileiros Guto Miguel e Gustavo Heide pelas quartas de final. Em seguida, será a vez de Felipe Meligeni Alves e Marcelo Zormann.

 

PROGRAMAÇÃO - Quinta-feira, 19 de fevereiro


Quadra Guga Kuerten - a partir de 16h30
[8] Tomas Martin Etcheverry (ARG) vs [Q] Vilius Gaubas (LTU)

 

Não antes de 19h00
[3] Joao Fonseca (BRA) vs Ignacio Buse (PER)
Matteo Berrettini (ITA) vs [LL] Dusan Lajovic (SRB)


Quadra 1 - a partir de 16h30
Damir Dzumhur (BIH) vs [LL] Jaime Faria (POR)


Não antes de 18h00
[LL] Nicolas Barrientos (COL) / Thiago Agustin Tirante (ARG) ou Jakob Schnaitter (GER) / Mark Wallner (GER) vs [LL] Gustavo Heide (BRA) / Luis "Guto" Miguel (BRA)
[3] Guido Andreozzi (ARG) / Manuel Guinard (FRA) vs [WC] Felipe Meligeni Alves (BRA) / Marcelo Zormann (BRA)


Quadra 2 - Não antes de 18h30

Horário e quadra podem mudar - [1] Sadio Doumbia (FRA) / Fabien Reboul (FRA) ou Marcelo Demoliner (BRA) / Fernando Romboli (BRA) vs Constantin Frantzen (GER) / Robin Haase (NED) ou Luciano Darderi (ITA) / Tomas Martin Etcheverry (ARG)



Sobre o Rio Open
 

O Rio Open apresentado pela Claro é o principal torneio de tênis da América do Sul. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 200 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
 

Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.

 

Mais sobre o Rio Open 2026
 

O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
 

A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
 

O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
 

O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.


Mais informações:

Site oficial do Rio Open

Facebook

Instagram

Twitter

TikTok

 

*Com informações Ascom Rio Open

 

Comentários